Festival da Jabuticaba
Final de Outubro ou princípio de Novembro
É uma festa anual, realizada geralmente no final de outubro ou princípio de novembro. Promovido pela Prefeitura e Produtores, teve seu início em 1987.
.
Árvore típica do Brasil, a jabuticabeira encontrou espaço nos quintais das casas de Sabará. Tradicional em Minas, que é o estado onde mais se produz a fruta, nos meses de outubro e novembro a jabuticaba faz a alegria de milhares de consumidores. Nesta época do ano, Sabará torna-se referência em jabuticaba.
O Festival resgata a tradição não somente da fruta como também de seus derivados: vinhos, geléias, licores, etc., As receitas vieram passando de geração a geração ao longo dos anos, desconhecidas do grande público.
A partir da realização do festival, surgiram novas receitas incluindo recheios, picolés, sorvetes, tortas, cocadas, balas delícia, bombons, passando estes produtos a ocupar até cestas de Natal.
O aluguel de jabuticabeiras também é uma das características do festival. Acolhedores como todo bom mineiro, os moradores abrem as portas dos seus quintais, para que os visitantes possam ter o prazer de saborear a fruta no pé. Se você for a Sabará, certamente encontrará uma família disposta a lhe oferecer esse privilégio.
O Festival é caracterizado também por shows variados, pratos típicos da terra como umbigo de banana, broto de samambaia, abobrinhas recheadas, canjiquinha com costelinha, rabadas e outros acepipes.