Pesquisar este blog

Salvando arquivos do Inkscape para o CorelDraw


O Inkscape é um editor gráfico vetorial. Sua extensão padrão para salvar arquivos é .SVG e para exportação .PNG
Para enviar para outro programa é muito simples, por exemplo:
Para Adobe Illustrator basta Salvar como .AI.
Para salvar em PDF Salvar como .PDF
Para CorelDraw não há a extensão .CDR, o que não diminui em nada seu potencial. Pelo contrário, na minha opinião o CorelDraw é um programa para amadores e bitolados... Comentários particulares à parte, vamos lá.


A primeira forma simples para importar um arquivo feito no Inkscape pelo CorelDraw é salvar um .PDF no Inkscape e importa-lo no CorelDraw. Mas se você não tem este tipo de prática siga as orientações abaixo:

Orientações Gerais
O Inkscape, como qualquer bom programa de edição vetorial possui ferramentas que são próprias. Por isso CUIDADO ao salvar um arquivo e um filtro não abrir da forma esperada. O que recomendo é que faça testes. Alguns filtros perdem qualidade quando são convertidos para o formato .PDF, por exemplo. Então salve um .PNG e recoloque no arquivo original no lugar do efeito. Seu projeto ficará bem mais "leve" para edição. Imagens também podem se perder no meio do caminho. Por isso, uma boa prática é inserir as imagens antes de retirar o projeto do seu computador.

Para ser mais eficaz, selecione todas as imagens com o comando: CRTL+A e depois faça a incorporação.

Agora para salvar ficou mais fácil, lembra da opção de converter em curvas do CorelDraw? Então, faça o mesmo no Inkscape. Basta selecionar seu texto e utilizar a opção: Caminho > Converter em Caminho, ou o atalho: CTRL+SHIFT+C Duvidas veja as imagens abaixo:



































Agora o arquivo está pronto para ir para o CorelDraw.
Tenha certeza de que todas as fontes estão em "curvas"...
Acesse a opção: Arquivo > Salvar como... > Escolha a opção SVG Plano
















Pronto! Basta abrir seu CorelDraw e Importar o arquivo.