Pesquisar este blog

O que é lincenciatura? E bacharelado?

O que é lincenciatura? E bacharelado?


É hora de escolher uma carreira, um curso. Muita gente pesquisa, se informa sobre o mercado, procura ajuda vocacional, pesquisa escolas, preços, distância, carga horária e duração do curso, turnos, etc.


Mas, apesar de todas as pesquisas, o que muitos estudantes nunca pararam para se questionar é sobre o grau acadêmico dos cursos que estão pesquisando, e que tipo de profissional forma cada um deles.


Pensando nisso, o Minas Vestibular resolveu fazer uma pesquisa informal sobre uma diferença básica que existe, e a qual nem todos estão atentos, na hora da escolha do curso: o que é Licenciatura e Bacharelado.


A enquete esteve no ar entre os dias 25 de fevereiro e 6 de março de 2008. Cerca de 1.100 usuários responderam:


- Os que sabiam a diferença entre uma modalidade e outra são minoria: 34%.


- Os que sabiam, "mais ou menos", foram 19%.


- E os que não sabiam, somaram 47%.


Ou seja, no universo de vestibulandos pesquisado, a maioria não sabe a diferença ou sabe mais ou menos (19 + 47 = 66%)


Para estes vestibulandos, mais uma Dica na hora da escolha do curso. Veja, no texto a seguir, a diferença entre Licenciatura e Bacharelado:


Todos que estão batalhando para ingressar num curso superior, devem estar informados de que eles são um curso de "graduação", ou seja, que conferem um "grau" àqueles que nele formam. Visam à formação universitária e profissional, possibilitando a obtenção de títulos de bacharel e licenciado.


Bacharelado - O Bacharelado é o curso de graduação que habilita para o exercício profissional em uma área definida.


- O bacharel em Geografia, por exemplo, está habilitado a trabalhar como geógrafo.


- O bacharel em Comunicação Social (habilitação Jornalismo) está habilitado a trabalhar como Jornalista (revistas, jornais, televisão, portais, assessorias, etc.).


Assim, o Bacharelado aprofunda em matérias voltadas para a prática dessas habilitações.


Licenciatura - Já a Licenciatura habilita a lecionar. O programa curricular básico é como o do Bacharelado. O que tem a mais são matérias pedagógicas, que habilitam para o exercício do magistério no ensino fundamental e médio.


- Assim, por exemplo, quem quiser ser professor de Geografia deve optar pela Licenciatura.


Isto quer dizer que a Licenciatura aprofunda em matérias voltadas para a educação: didática, pedagogia, etc.


Atenção - Nem todos os cursos têm as duas habilitações. Comunicação Social, por exemplo, só forma bacharéis. Para dar aulas no Ensino Superior, tanto o bacharel quanto o licenciado precisam ser pós-graduados (com Mestrado) na área escolhida.


Mas o bacharel, mesmo tendo o mestrado, não pode dar aulas para o ensino fundamental e médio, como o Licenciado pode. Para poder dar aulas para essas modalidades de ensino, o Bacharel precisa complementar seu currículo com as disciplinas pedagógicas e horas de prática de ensino.


(Com informações: Portal Unesp, MEC, NotíciasBR / Consultoria: Professora Mestre: Márcia Marques).


11 comentários:

  1. sou formada em serviço social para dar aula preciso fazer licenciatura ou somente um curso de pos graduação p/ concluir as materias que faltam p/ ser licenciada p/dar aula em uma universidade no curso de serviço social?

    ResponderExcluir
  2. Se for na sua área sim, mas se quiser saber o que é dar aula, o Estado necessita de professores em qq formação (bacharél e licenciatura), ou seja, para lecionar no ensino fundamental, medio, supletivo, todos os anos.
    São disciplinas ligadas à sua formação, mas nada motivante, o Estado paga pouco.
    boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. estou fazendo licenciatura em ciências biológicas como posso exercer a profissão de bióloga?

    ResponderExcluir
  4. obrigado eu não sabia o mínimo do que era bacharel.......

    ResponderExcluir
  5. me ajudou bastante,Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Sou Bacharel em Serviço Social e gostaria de lecionar em Faculdade, você poderia me informar se uma Especialização em Docência no Ensino Superior me habilitaria?

    ResponderExcluir
  7. já sou pedagogo, se eu fizer o bacharel em geografia estarei habilitado para lecionar geografia no ensino médio?

    ResponderExcluir
  8. já sou pedagogo, se eu fizer o bacharel em geografia estarei habilitado para lecionar geografia no ensino médio?

    ResponderExcluir
  9. Sou me formando em serviço social e a minha faculdade teve uma problema com a emissão do CREAS pois a matriz e de outro estado a faculdade me deu uma opção de receber apenas o certificado de bacharel sem o n do CREAS eu queria saber para que serve uma formação se não pode exercer a função e seu posso pelo menos fazer um concurso a nível superior já que estar vendo este problema ?

    ResponderExcluir
  10. Bom dia!!!pretendo fazer o bacharelado em educaçao física,pergunto neste caso me habilita a dar aulas de educaçao física em escolas publicas ou privadas?

    ResponderExcluir