Pesquisar este blog

Ajuda com gravação de dados e renomeação de arquivos em massa

Profissionais que atuam na área de manutenção de informática em pequena e grande escala e ainda não enfrentaram dificuldades com gravação de backup de arquivos para mídias com CDs e DVDs preparem-se, em breve você pode se deparar com um problema pouco conhecido e muito inconveniente: Descrição de Joilet. Isso mesmo!

Joliet é o nome de uma extensão para o sistema de arquivos ISO 9660. Foi especificado e aprovado pela Microsoft e foi apoiada por todas as versões de seu sistema operacional Windows desde o Windows 95.
 
Joliet faz isso: fornece um conjunto adicional de nomes de arquivos a serem codificados em UCS-2. Estes nomes são armazenados em um cabeçalho suplementar especial que é ignorado com respaldo da ISO 9660 compatível com software, preservando assim compatibilidade com versões anteriores.
 
A especificação permite apenas nomes de arquivos com até 64 caracteres. No entanto, nomes de arquivos até 103 caracteres de comprimento não parecem causar nenhum problema quando estes ainda estão no computador e não estão sendo preparados para o transporte em uma mídia como um CD ou DVD.


Acontece que quando você utiliza programas como Nero e outros para gravação de mídias estes possuem plugins que omitem e na maioria das vezes tentam cortar a árvore de descrição Joilet. Deveria funcionar, mas não funciona. E o que você tem que fazer? Renomear tudo para que fique de acordo com a padronização ISO9660.

Pelos diversos anos de experiência que tenho de trabalho com software livre e proprietário, seja ele Windows, Mac, Debian, etc..

Nunca havia tido a necessidade de renomear manualmente os arquivos...

Há também diversos programas e aplicativos que realizam a tarefa de renomear em massa. Por exemplo o próprio explorer do windows.

Dica: Selecione um grupo de arquivos e dê nome ao primeiro como "Arquivo (1)" ao confirmar você poderá perceber que todos os selecionados terão uma cadência parecida com isso: "Arquivo (1)" "Arquivo (2)" "Arquivo (3)"...

Porém e se você tem que realizar um backup de dados administrativos onde os nomes dos arquivos são muito importantes? A alteração de nomes pode ser crucial no trabalho de quem vai receber estes arquivos.

Há também outro programa que desejo citar: Pyrenamer para Linux. Funciona mais ou menos do mesmo modo.

Pois bem, se o que você precisa é manter a integridade dos dados e ainda assim gravar suas mídias siga esta dica utilizando o excelente programa para gravação de dados K3B se você possui qualquer distribuição Linux levante as mãos para o céu. Você está à salvo.

Configure o programa da forma que achar conveniente com atenção às seguintes questões:

  1. Não adicione uma quantidade superior à 3.8GB de dados para gravação em um DVD.
  2. Preste atenção na velocidade de gravação não deixe no automático, a calibração de velocidade pode falhar, quanto menor a velocidade melhor.
  3. Atente-se à permitir que os dados sejam compartilhados com os sistemas Linux e Windows.
  4. Antes de gravar selecione a opção para criação de imagem ISO.
  5. Marque a opção de verificação de dados após a gravação.
  6. Evite gravar no modo multi sessão. 
  7. Tenha sempre um CD do Ubuntu na mão.

Caso alguém necessite de uma cópiado ubuntu personalizado com o K3B e outros programas de manutenção é só fazer contato: @augustoschwartz

Para os apressados: http://labfree.blogspot.com/p/contato.html

Grave suas informações e seja feliz!






Nenhum comentário:

Postar um comentário